Os melhores aplicativos gratuitos de gravidez para Android e iOS


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Durante a gravidez, costumam surgir muitas dúvidas e inseguranças que afligem as futuras mamães. No entanto, a tecnologia pode ser usada a favor nesse momento especial. O AppGeek reuniu os melhores apps gratuitos de gravidez para Android e iPhone.

Apesar de auxiliarem para tirar muitas dúvidas, é fundamental lembrar que esses aplicativos não substituem as consultas médicas pré-natal ou visitas a especialistas. Qualquer mudança que considerar suspeita, procure seu médico ou uma emergência imediatamente.

Apps para acompanhar a gravidez semana a semana

Alguns apps ajudam as futuras mamães a acompanharem a evolução da gravidez e do bebê semana a semana. Eles indicam o tamanho aproximado do feto, os possíveis sintomas daquele período, dicas de alimentação e saúde, entre outros.

1. Gravidez+

Aplicativo gravidez

O Gravidez+ é um aplicativo bastante completo, que busca ajudar as futuras mamães de diferentes formas possíveis. O app informa as mudanças que ocorrem no feto e no corpo da gestante toda semana.

No caso do bebê, além de textos explicativos, o desenvolvimento é ilustrado através de imagens digitais e ultrassom 2D e 3D de crianças na mesma época. O app traz ainda artigos diários sobre saúde, bem-estar, beleza, comportamento, entre outros aspectos dessa fase.

A mãe encontra ainda guias bastante úteis. Eles reúnem dicas sobre alimentação, trabalho de parto, exercícios, amamentação e orientações médicas.

Quem estiver disposto a pagar, pode adicionar ainda as ferramentas Mala do Hospital (uma lista com itens para a mãe, bebê e pai no dia do parto), Contador de Chutes e de Contrações.

O Gravidez+ está disponível para dispositivos Android e iOS.

2. Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter)

Aplicativo gravidez

O Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter) também leva dicas às gestantes diariamente. O programa ajuda a acompanhar o crescimento do bebê semana a semana, comparando seu tamanho com alimentos.

Também fornece dados sobre o desenvolvimento fetal naquele período e as mudanças físicas e psicológicas que a mãe pode vir a ter. Os informativos diários apresentam temas variados, que vão de alimentação à licença-maternidade, passando pela saúde da grávida e do feto.

O Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter) oferece ainda ferramentas práticas úteis. Em Foto da Barriga, a gestante pode montar um álbum com imagens que registram a evolução da gestação semana a semana. Já com Nomes de bebê, consegue ter ideias de nomes e conferir origem e significado.

Por fim, o item Contração permite que a grávida as contabilize, quando a hora chegar. É possível contar o tempo, bem como o intervalo entre elas.

De acordo com o app, se dentro de uma hora estiver tendo contrações de cinco em cinco minutos e com duração de um minuto cada, pode estar chegando a hora de conhecer a carinha do seu filho.

Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter) está disponível para Android e iOS.

3. Gravidez • Sprout

Aplicativo gravidez

O Gravidez • Sprout é uma versão mais enxuta dos apps para acompanhar a gravidez semana a semana. O programa mostra ilustrações realistas sobre o desenvolvimento do feto. As imagens trazem textos curtinhos sobre as mudanças no corpinho.

Na seção O Médico diz, disponível no menu lateral, a gestante confere dicas de profissionais sobre situações com as quais pode se deparar naquela semana. Já em Organizador, consegue criar uma agenda de consultas médicas e lista de tarefas.

Tem também à disposição sugestões de itens que deve comprar para a chegada do recém-nascido. Há a opção de marcar aqueles que já foram adquiridos para excluí-los da lista. Outra funcionalidade interessante é a aba Bolsa Maternidade, que ajuda os pais a definirem tudo o que devem levar para o grande momento.

Na seção Ferramentas, a mãe consegue acompanhar a variação dos quilinhos ganhos com o Monitor de peso. Já a aba Contar chutes garante o monitoramento dos movimentos do bebê e acompanhar se não há qualquer alteração em sua atividade dentro da barriga.

Por fim, na aba Contar Contrações, é possível contabilizar a duração, o intervalo e a quantidade de contrações. O recurso ajuda a avaliar se é hora de ir para o hospital.

Gravidez • Sprout está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Apps que ajudam a futura mamãe

Além de ajudar a acompanhar a gestação, há apps que auxiliam em outros aspectos da maternidade. Há, por exemplo, comunidades para mães trocarem informações e ajudarem umas às outras. e aplicativos de exercícios próprios para a gravidez.

4. WeMoms

aplicativo gravidez

O WeMoms é uma espécie de rede social para mães, grávidas e tentantes compartilharem dúvidas e dicas. Ao baixar o app, é preciso indicar em qual categoria se enquadra e realizar um rápido cadastro (se preferir, com seus dados do Facebook).

O modo de usar é bastante simples. Na tela inicial, estão as mensagens em destaque, que podem ser curtidas e comentadas. Se quiser, também pode adicionar o seu comentário ou dúvida, com foto, tema, localização e hashtag (tudo opcional).

No ícone de uma lupa, a usuária é capaz de pesquisar por posts, grupos, bate-papos e conselhos de especialistas organizados por temas. É possível ainda participar de grupos, adicionar outras mães e encontrar pessoas, eventos e publicações próximos à sua casa.

O WeMoms está disponível para Android e iOS.

5. Música para Gravidez

aplicativo gravidez

Especialistas dizem que, a partir de determinado momento da gravidez, os bebês são capazes não apenas de ouvir, mas de reagir a sons do exterior, como músicas. Alguns estudos mostram que a música clássica pode ajudar no desenvolvimento do cérebro do bebê, além de ser relaxante para mamãe.

O app para Android Música para Gravidez traz uma seleção de faixas pensadas em agradar tanto a gestante quanto o pequeno dentro da barriga. Vale testar se o bebê reage a esses novos estímulos musicais!

6. Exercícios físicos na gravidez

Aplicativo gravidez

A gravidez gera grandes mudanças no corpo da mulher, entre elas o aumento da falta de disposição e a sensação de cansaço constante. Isso acaba as desestimulando de fazer exercícios físicos durante a gestação. No entanto, algumas atividades são pensadas exatamente para as futuras mamães.

Além de fortalecerem grupos musculares importantes para o momento do parto, também podem auxiliar depois que o bebê nascer. Afinal, aquele pacotinho de pouco mais de 3 kg rapidamente ganha peso e é preciso de braços fortes e disposição para carregá-los.

No Android, as gestantes podem recorrer ao Pregnancy Exercises, que além de tonacidade muscular, promete melhoras na qualidade do sono e redução das dores comuns do período.

Já no iOS, o Pregnancy Workouts & Wellness é uma boa opção. O app reúne dicas de atividades físicas, conta com orientações de nutrição e beleza e uma ferramenta de mildfullness para deixar também a cabeça saudável.

7. Treinador Kegel

Aplicativo gravidez

Os exercícios Kegel são conhecidos por fortalecer o assoalho pélvico e são muito recomendados a mulheres grávidas. A tonificação desses músculos pode fazer toda a diferença na hora do parto. Além disso, podem auxiliar na recuperação pós-parto, bem como evitar problemas como a incontinência urinária.

Com o Treinador Kegel, é possível criar alertas diários para lembrá-lo de fazer os exercícios. Com menos de um minuto por dia, é possível realizar exercícios que farão grande diferença. O nível de dificuldade aumenta de acordo com a prática.

O Treinador Kegel está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Preocupada com os gastos que o bebê irá gerar? Descubra então 7 apps incríveis de controle financeiro. Mas, se deseja guardar os registros desse momento especial com estilo, precisa conhecer 7 aplicativos de montagem de fotos.

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela UFRJ, escreve sobre tecnologia há sete anos. Carioca, atualmente, vive em Portugal, país que adotou. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries. O Instagram é sua rede social favorita, mas é o WhatsApp quem a salva das saudades de quem ficou no Brasil.