Chrome não abre: 5 formas rápidas de resolver o problema!


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados atualmente. Mas e quando o browser não abre? Quem já passou por isso sabe como é chato! Mas há algumas dicas e ações simples que podem ajudar quando o navegador não quer abrir.

1. Verifique se o Chrome já está aberto

Isso mesmo! Às vezes, o navegador do Google pode ter sido corrompido ou apresentar um bug, que impede a abertura do browser.

Para verificar se o Chrome já está aberto no Windows (mesmo que não apareça na sua tela), siga os seguintes passos:

  • No teclado, aperte Ctrl + Alt + Delete;
  • Entre as opções que surgirem, selecione o Gerenciador de Tarefas;
  • Verifique se o navegador se encontra em atividade na aba Processos;
  • Em caso afirmativo, selecione o Chrome e então clique em Finalizar tarefa;
  • Então, tente abrir o Google Chrome novamente, como sempre faz.

Fechar o Google Chrome pelo Gerenciador de tarefas

Caso o problema seja um bug do próprio navegador, que o corrompe e não o deixa funcionar, provavelmente já terá solucionado o problema.

2. Cheque conflitos com o antivírus ou firewall

Muitas vezes, o antivírus do seu dispositivo pode gerar alguma barreira para o pleno funcionamento do Google Chrome. Por isso, é importante checar se existe algum conflito entre o navegador e seus softwares de segurança.

Caso queira, desative o antivírus e tente abrir o navegador para verificar se o problema persiste. Se conseguir abrir o browser normalmente após o desligamento, será importante adicionar ao firewall do antivírus uma exceção ao Chrome.

Saiba ainda quais são os melhores antivírus da atualidade!

Vale lembrar que não é recomendado que navegue na internet sem um antivírus ativo e atualizado no aparelho. Uma infecção por vírus é um problema bem maior.

3. Reinicie o computador

Parece óbvio, mas reiniciar o PC pode sim corrigir o problema. O Google Chrome, principalmente quando tem muitas abas abertas, pode apresentar lentidão ou mesmo ser corrompido. Isto impede que funcione corretamente, que pode ser a razão de o navegador não abrir.

Se o Chrome parou de funcionar, ao reiniciar o dispositivo você interrompe processos que podem estar causando o problema e, enfim, resolver a questão.

4. Reinstale o Chrome

Caso já tenha tentado as dicas anteriores e nada funcionou, talvez seja a hora de reinstalar o Google Chrome. É grande a possibilidade de arquivos, que auxiliam no funcionamento do browser, estejam corrompidos de forma permanente. Por isso, baixar e instalar novamente o navegador possa ser a única opção.

Para reinstalar o Chrome, faça o seguinte caminho:

  • Desinstale o Chrome da sua máquina;
    No Windows, faça isso no Painel de controle.
  • Após o processo de desinstalação, acesse a página de download do Chrome;
  • Depois de baixar o instalador, siga os passos na tela para reinstalar o navegador.

E pronto! O Chrome será reinstalado no seu dispositivo e deverá abrir normalmente. Se tiver uma conta sincronizada com o Google, poderá fazer o login para ter acesso a todas as suas informações salvas anteriormente.

Porém, se o Chrome ainda não abrir, há mais uma opção!

5. Instale o Google Canary

O Google Canary é uma versão do navegador voltada para desenvolvedores. Por esta razão, todas as novidades do browser são primeiro incluídas nesta versão para testes e, posteriormente, passadas à edição ao público do Chrome.

As funcionalidades são praticamente as mesmas do navegador comum: dá para acessar a internet, ver vídeos e filmes, fazer downloads e tudo que está acostumado a fazer. No entanto, não é o mesmo navegador. Ou seja, é possível ter instalado o Canary mesmo com o Chrome no dispositivo.

Navegador para desenvolvedores irmão do Google Chrome, o Canary

Medidas alternativas

A última opção se aplica caso já tenha recorrido a todas às dicas e ainda não consegue abrir o Chrome. Se for assim, será importante entender por que o seu aparelho não permite a utilização do navegador do Google.

Entre algumas ações alternativas para corrigir o problema, estão:

  • Limpar o cache do dispositivo;
  • Verificar as configurações de rede;
  • Fazer uma busca por malwares.

Redefinir e limpar o Google Chrome

Agora, caso consiga abrir e tem conexão, mas nenhum acesso, parecendo offline, há uma forma que o Google criou para resolver o problema. No próprio navegador, é possível reparar o Chrome e fazer uma busca por malwares.

Para isso, siga o caminho:

  • Abra o navegador e acesse as Configurações;
  • Role a página até o fim e clique em Avançado;
  • Vá até a seção Redefina e limpe e escolha uma das seguintes opções:
    Redefinir configurações ou Limpar o computador.

Ao redefinir as configurações, você irá restaurar o navegador para o padrão de quando ele é acabado de instalar. Ao limpar o browser, poderá fazer uma busca por malwares que possam estar impedindo a navegação.

E se nada funcionou e você decidiu que é hora de deixar o Chrome no passado, veja quais são os melhores navegadores da atualidade!

Mas se conseguiu resolver e quer mais poder ao surfar pela internet, conheça 12 extensões incríveis para o Chrome. Para relaxar a vista, não deixe de conferir como ativar o modo escuro!

Emerson Machado
Emerson Machado
Apaixonado por ciência e tecnologia. Já trabalhou produzindo conteúdos sobre a internet, inteligência artificial, carros autônomos, robótica, inovações sustentáveis e até computadores quânticos! Também adora cultura, viagens, sociedade e nerdices quase óbvias: Marvel, Harry Potter, Star Trek, etc.